14 de fev. de 2021

12-02-2021


(foto: Karlinha Ferreira)
 

Crescer é bom, amadurecer nos ajuda a enxergar as coisas de forma diferente, e vai nos deixando mais sensíveis as necessidade do outro.

A penúltima pessoa com quem me relacionei me ajudou a ser uma pessoa melhor, mesmo que ela não saiba disso, mesmo que nunca tenha verbalizado. Ah! Verbalizar é a palavra. A pessoa apesar de ser mais nova era uma pessoa intensa, que sabia quem era e o que queria para si, o que é assustador, porque a maioria das vezes nem sabemos quem somos.

Ela sentia e não tinha medo de demonstrar, ela queria, então ela falava, e certo dia eu disse: “ah, mas você não vai para tal lugar comigo!”, ela respondeu: “você nunca me chamou.”. Naquele momento eu brinquei, mas por dentro doeu um bocado, porque ela tinha razão, eu nunca havia chamado. Nunca havia inserido no meu futuro ou planos de forma verbal.

Durante toda a relação, mesmo que eu estivesse sentindo mais, eu me atinha a um “eu te adoro”, quando essa expressão já não cabia para descrever, já estava obsoleta. Mas minha grande questão era, “como vou dizer um eu te amo?” e se não der certo, como as coisas vão ficar? Sim, eu me fazendo essa pergunta como se o sentimento dela por mim dependesse de qualquer coisa que eu dissesse, o sentimento dela era apesar de mim, ela não estava comigo porque precisava de mim, mas porque queria, e o que eu dizia ou não só faria uma diferença, eu verbalizaria o que realmente sentia e pensava e ela se sentiria mais segura.

Ela falava com os olhos, com atitudes, e não sou burra sabia o que significava, ela sabia o que queria e para onde estava indo. Isso na mesma medida que gerava em mim admiração, gerava também medo, pois aparento ser bastante segura, mas estava em um momento atípico, então estava completamente perdida, e com receio de me abrir do jeito que ela precisava que eu me abrisse, por mais que eu soubesse que mesmo sem dizer uma palavra, ela sabia o que eu sentia, mesmo assim eu sei e na época sabia também que só o subentendido não é/era o suficiente. Verbalizar é importante.

Ela não tem ideia do quanto me ensinou, do quanto me melhorou como ser humano, do quanto fez com que eu ficasse mais atenta ao que o outro precisava ouvir ou sobre em que sintonia estávamos. E entender que, pensar que alguém não pode lidar com o que você sente (sobre o outro na relação), é puro narcisismo, é subestimar a pessoa que segura a barra com você e quem mais você deveria respeitar e dá o benefício da dúvida.

Aonde você estiver, saiba que sou grata e que sou uma pessoa melhor, uma mulher melhor graças a você e a nossa experiência, e sim dizer eu te amo, não é apenas importante, é imprescindível. Espero que você seja feliz sempre, porque se há alguém nesse mundo que luta bravamente por isso é você.

Obrigada!

 

Karlinha Ferreira

Um comentário:

  1. Que pessoa privilegiada por também ter tido você . E sei que onde estiver, deve estar agradecendo a você por tudo que também ensinaste .que alma elevada .

    ResponderExcluir